Rhubarb - A milenar planta asiatica medicinal Ruibarbo
O ruibarbo é uma planta comestível mais utilizada como fitoterápico. O nome é uma combinação do grego rha e de barbarum; rha refere-se tanto à planta como ao rio Volga, de onde supostamente é originária. Caracterizada por apresentar um caule grosso e folhas grandes (30-40 cm de comprimento).
As flores têm tonalidades que variam entre o vermelho amarelado e o verde-esbranquiçado, agrupadas ao tamanho de um talo alto, e que aparecem durante o verão. Originária da Ásia, tem sido usado como planta medicinal há milhares de anos, principalmente na medicina chinesa. Como alimento começou a ser utilizado por volta do século XIII, quando chegou à Grã-Bretanha. Ainda hoje é na Grã-Bretanha que se produz e consome a maior parte do ruibarbo.
Só os talos são comestíveis. As folhas não devem ser consumidas, pois têm forte concentração de ácido oxálico, nefrotóxico e corrosivo.
Propriedades e indicações terapêuticas
Digestivo, estimulante do fígado, estomáquico, laxante (raízes). Indicado para atonia gástrica acompanhada de prisão de ventre.
Segundo alguns especialistas não é recomendável para quem tenha cálculo renal devido a seu alto teor de oxalato. Na culinária pode ser usado em sobremesas.

Fonte: Wikipedia
Assine nosso Jornal FarmVille para nunca perder as novidades: http://tinyurl.com/2em8vqf | |
Faça parte também de nosso Twitter (conteúdo e links especiais): http://twitter.com/farmvillefeedbr |